terça-feira, 27 de julho de 2010

Coisas de Amazonense...

1. Primeiramente, você tem que treinar falar com as pessoas pegando nelas.No braço, no ombro, no cotovelo. Mas tem de pegar.

2. Beijinhos de cumprimento são sempre dois.

3. Amazonense aponta com a boca. pergunte a um amazonense onde está algo e ele, muito provavelmente, em vez de levantar a mão e apontar, fará um biquinho em direção à coisa procurada.

4. Amazonense bom mesmo, típico, é aquele que não respeita sinais de trânsito. (Oh! Assino embaixo! Sinal vermelho aqui não significa nada. Faixa de pedestre, então, pode ser seu atestado de óbito!)

5. Cena típica: Carros (muitos e sempre buzinando! Claro!), pedestres, uma faixa de pedestre, dois semáforos (um para os carros e outro para pedestres).

6. Sinal Vermelho para os carros!!! Pelo menos uma meia dúzia de carros atravessará o sinal assim mesmo.
7. Sinal verde para pedestres, eles olham para um lado, olham para o outro (se for mão única, eles conferem se não tá vindo um louco na contramão).

8. De repente eles saem correndo desesperadamente para atravessar a rua(mesmo que o sinal esteja fechado para os carros)!!! Com uma semana vivendo aqui você entenderá esse comportamente. E fará o mesmo um dia!

9. Faixa de velocidade, então... Nem pensar. Muitos até fazem da faixa uma espécie de guia para centralizar seu carro.

10. E vá tentar andar na faixa? Você é considerado o pior motorista do mundo, com direito a olhares feios e até alguns xingamentos. Por outro lado, se seu carro quebrar,logo aparecem muitos amazonenses querendo dar uma mãozinha.

11. Calçada é estacionamento!

12. Andar de ônibus só se for de porta aberta e pendurado nos degraus - O motorista abre a porta 1 km antes de parar e só fecha 1km depois que saiu! Adrenalina urbana!!! Muita emoção!

13. Em meio a toda essa situação! Amazonense é solidário. Muito. Pergunte e ele responderá. Peça e ele lhe ajudará. Dê trela e ele grudará.

14. O amazonense é muito caloroso. Não só pelo calor que faz em Manaus, mas porque facilmente puxa papo e se integra a um grupo. Basta uma possibilida de entrada na conversa e..zapt! estamos dentro, na maior intimidade.

15. Algumas palavras e expressões que realmente levam algum tempinho para que sejam dominadas e internalizadas.


Principais palavras e expressões do dicionário Amazonês:


ÉGUA - Égua pode ser usado em várias situações. Alguém faz algo que você não entendeu: 'égua...'
Uma situação estapafúrdia? 'Éééguaa, maninho...'

QUE SÓ - Locução adverbial de intensidade, similar a 'pra caramba'. Hoje está quente que só'. 'Ela é lesa que só'. 'A sala estava lotada que só'

LESO (A), LESEIRA - Um leso é alguém que sofre de leseira. Leseira é
um abestalhamento momentâneo que acomete o leso. Se a leseira for uma característica contínua, dizemos que o leso sofre de leseira baré.
Segundo cientistas da Universidade de Kuala Lumpur, a leseira baré ocorre entre os amazonenses devido ao sol quente na moleira, que frita o cérebro e queima alguns neurônios. Temos ainda as expressões derivadas: 'Deixa de ser leso!' e 'Pára de leseira!'. Mas como tudo tem seus dois lados, dizem que o sol também causa nos amazonense algo chamado tesão de mormaço. Auto-explicativo.

AGORINHA - Diferentemente do uso no sudeste, agorinha quer dizer 'há alguns segundos', referindo-se ao passado e não ao futuro. 'Ela estava aqui agorinha, mas sumiu'.

OLHA JÁ! - Expressão de indignação correspondente a 'Mas que abuso!'. 'E aí, gata, me dá um beijo?' 'Mas, olha já esse aí...Te manca!'

MANO(A) - Tratamento carinhoso entre conhecidos ou não. Muito usado para fazer perguntas e pedidos. 'Mana, faz um favor pra mim'. 'E aí, tudo bem, mano?'

MANINHO(A) - Tratamento não carinhoso usado por pessoas que já estão estressadas 'maninho, tu não tem o que fazer não?'

TELESÉ - é a mesma coisa que 'tu é leso é?'

PITIÚ - Cheiro. Geralmente associado a peixe 'Tá sentindo um pitiú
danado aqui?'

BORIMBORA - Vamos embora. 'A gente não tem mais nada a fazer aqui.Borimbora!'

COM BORRA (E TUDO) - Com tudo. Expressão de alopro. 'Ela estava aprendendo a dirigir. Foi entrar na garagem e pisou no acelerador ao invés de pisar no freio. Aí entrou com borra e tudo na garagem, arrebentando o carro todo.

MAS QUANDO? - ( quer dizer que nunca, nem pensar ) - ' Ele disse pra eu ir lá na casa dele.. mas quando.

MACETA - Grande, imenso, de proporções anormais. 'Eu disse que ia lá brigar com ele e quando eu olhei o cara era maaaaaaaaaaceta. Saí fora...'

QUERIDA - Cuidado! Esse é um falso cognato. O uso da palavra 'querida'. Aqui no Amazonas denota um certo sarcasmo ou uma certa ironia. 'Escuta aqui, minha querida. Eu sou a mulher dele, entendeu?' 'Você não estáentendendo,querido.? (Significa você é um burro!)

CARAPANÃ - Pernilongo. Só que mais chato e mais chupador.Termo indígena para 'lança voadora'.

MAIS VOU MERMO - Indica uma afirmativa veemente . 'Vamos a Ponta Negra no domingo? Resposta: Mais vou mermo'. Ainda pode ser usada uma variação MAIS QUERO MERMO, 'Ta afim de um sorvete de creme de cupuaçu? Resposta: Mais quero mermo'. (Obs.: Uma verdadeira Amazonense nunca rejeita um sorvete de cupuaçu ou tapioca)

NEM COM NOJO - Indica uma negativa veemente. 'Não empresto dinheiro para ele nem com nojo', 'Vai ter que comer este peixe hoje, sem farinha amarela e sem pimenta. Reposta: Nem com nojo'.

MÁ RAPÁZ - O mesmo que 'Olha já!'. 'Me empresta teu carro?' 'Má rapá! Claro que não!' Outro momento classico do uso desta expressão, é quando esta é usada no sentido de "mais é claro!" exemplo: 'maroca, verdade que vc bateu na amante do seu marido? resposta; MÁ RAPAZ! ela estava procurando!'
"Bola": -Como faz para chegar no INPA? -Pega a bola do Coroado! Você pensa: Deve ter um globo nesse lugar, né? Não! Você está enganado!Bola=Rotatória!


"TEM, MAS JÁ ACABOU!" - Oh! Essa é ótima, hein! Você chega no mercadinho da esquina e pergunta para uma jovem senhora: "Tem tapioca?" Ela responde: "Maninho, tem, mas acabou". (uma tentativa de dizer: vendemos, mas no momento não tem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário